Alocação de Funcionários

Navegação:  Folha de Pagamento > Módulos > Atividades Concomitantes >

Alocação de Funcionários

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Mês/Ano: Informar mês e ano da alocação do funcionário.

 

Funcionário: Selecionar funcionário a ser alocado ou realizar a alocação múltipla.

 

No campo Indicador, deve ser informado em qual atividade o funcionário trabalhou, podendo ser:

 
1 - Contribuição Substituída Integralmente: Trabalhou somente em atividade do anexo I, II ou III.
2 - Contribuição não substituída: Trabalhou somente em atividade do anexo IV ou V.
3 - Contribuição não substituída concomitante com contribuição substituída: Trabalhou ao mesmo tempo em ambas as atividades.
 
A alocação pode ser de forma individual (funcionário por funcionário) ou múltipla (vários funcionários ao mesmo tempo).

 

No botão Imprimir, é possível gerar um relatório com as alocações dos funcionários, e visualizar seus respectivos indicadores.

 
A opção “Repetir Alocação” permite efetuar para todos os funcionários a mesma alocação utilizada no mês anterior. É bastante útil, pois mesmo tendo algumas variações, é possível repetir todos e apenas ajustar os que tiveram alteração.

 

No cálculo da folha de pagamento, o valor do INSS empresa para os funcionários será efetuado da seguinte forma:

 

Contribuição substituída integralmente: Não calcula nada de FPAS, RAT e Terceiros, independente de alíquotas informadas no estabelecimento ou no tomador.

 

Contribuição não substituída: Calcula FPAS e RAT considerando as alíquotas informadas no estabelecimento ou no tomador. Não calcula Terceiros.

 

Contribuição não substituída concomitante com contribuição substituída: Calcula FPAS e RAT considerando as alíquotas informadas no estabelecimento ou no tomador. Sobre o resultado, multiplica pela Fração de Cálculo do mês, conforme as receitas informadas. Não calcula Terceiros.

 

No cálculo do 13º salário, também utiliza a alocação e a fração, porém, utiliza a fração acumulada do ano (janeiro a novembro). Para calcular ou não o INSS, irá considerar a alocação dos funcionários no mês de dezembro.

 

Na Apuração de Tributos, irá calcular a guia de INSS e apresentar na memória de cálculo de forma separada os valores correspondentes a contribuição substituída, não substituída e concomitante.