Importação de Lançamentos Através do Arquivo Nota Fiscal Paulista

Navegação:  Fiscal > Importação >

Importação de Lançamentos Através do Arquivo Nota Fiscal Paulista

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Efetua a importação de lançamentos de saídas, emitentes/destinatários e produtos, a partir do arquivo da Nota Fiscal Paulista, gerado no layout da Receita Estadual de São Paulo.

 

Dados Gerais:

 

Estabelecimento: Informe o estabelecimento correspondente as notas fiscais.

 

Arquivo: Selecione o arquivo da Nota Fiscal Paulista que será importado. Pode ser arquivo correspondente a nota fiscal modelo 1/1-A ou a modelo 2.

 

Mês/Ano: Este campo é preenchido automaticamente com o mês/ano do arquivo, quando clicar em Carregar.

 

Dados Complementares:

 

Dados para importação: Ao Carregar o arquivo, serão marcadas as opções, conforme dados do arquivo Nota Fiscal Paulista que está sendo importado. Podem ser desmarcadas algumas opções, se não desejar importá-las. Porém, para a correta importação dos lançamentos, é imprescindível que sejam importados os emitentes/destinatários e os produtos.

 

Dados para importação de lançamentos: Marcar o check e será habilitado o campo para seleção:

 

Informar Tipo de Lançamento

 

Informar conta para Nota Fiscal à vista: Marcando esta opção, será habilitado o campo Caixa/Banco para que seja informada a conta caixa/banco para contabilização. Se a nota fiscal que está sendo importada for à vista, será gravada esta conta caixa/banco para posterior contabilização da nota.

 

Informar o Item de Serviço

 

Informar a Operação Contábil de saída

 

Informar variação para os CFOPs: Neste campo, pode ser definida uma variação que será considerada para as notas que estão sendo importadas.

 

Regras:

 

- Se não for informado nada no campo, será considerada automaticamente a primeira variação ativa dos CFOP's das notas;

 

- Se informada uma variação no campo, será considerada esta variação para os CFOPs das notas. Se o CFOP não possuir a variação vinculada, será considerada a primeira variação ativa do CFOP.

Listar Registros com Advertência: Se marcada, ao final da importação emite um relatório com as advertência da importação. As advertências não impedem a importação do arquivo. Se a opção não for marcada, serão listados somente os erros.

 

Informar Classificações: Neste campo, podem ser definidas as classificações da natureza para contabilização.

 

Regra:

 

- A classificação informada, tanto no campo 1 quanto no campo 2, será considerada para todas as notas fiscais importadas, independente do CFOP. Se o CFOP preponderante não possuir a classificação parametrizada, esta será desconsiderada.

 

Listar Registros com Advertência: Se marcada, ao final da importação emite um relatório com as advertência da importação. As advertências não impedem a importação do arquivo. Se a opção não for marcada, serão listados somente os erros.

 

Regravar registros existentes: Sobrepõe os dados já registrados, atualizando o cadastro dos emitentes e destinatários e produtos conforme as informações do arquivo.

 

Cadastrar contas de clientes/fornecedores automaticamente no plano de contas: Esta opção estará habilitada somente se nos parâmetros da empresa estiver definido que cadastra contas automaticamente.

 

A opção estará por padrão sempre desmarcada e se realmente desejar cadastrar as contas contábeis dos clientes/fornecedores a partir desta importação, deverá marcá-la.

 

Clique aqui para verificar o tratamento do sistema no cadastro automático das contas contábeis.

 

 

IMPORTANTE:

 

No arquivo da Nota Fiscal Paulista há campo para informar apenas um CFOP e mesmo no registro dos itens não há campo com esta informação. Assim, todos os itens serão importados com o mesmo CFOP, salvo se houver itens com CST referente a substituição tributária. Neste caso, os itens com este CST serão importados com o CFOP de ST, conforme a seguinte regra:

 

- Se 5101 ou 6101 e CST 10, 30, 60 ou 70 considera CFOP 5401 ou 6401

- Se outro CFOP de ST considera CFOP 5403 ou 6403