Nesta rotina é possível realizar alterações das Matrículas do eSocial e informar também os recibos correspondentes aos eventos S-2200 e S-2300 validados.
OBS: Essa funcionalidade só estará disponível para empresas que estão configuradas como “Base de Dados Migrada de outro sistema” em Cadastros\ Empresas\ Parâmetros\ eSocial/REINF\ Parâmetros II
A tela é dividida em três abas: Funcionários, Autônomos e Diretores
Todas as abas respeitam o filtro conforme a situação selecionada: Ativos, Demitidos ou Todos.
Ao marcar o check-box [x] Utilizar Planilha de Preenchimento de Matrículas ou Recibos, é possível exporta uma planilha selecionando todos, ou alguns colaboradores conforme selecionados.
Na coluna Matricula e-Social nova: Informar a nova matrícula a ser ajustada para este colaborador
Na coluna Recibo eSocial: Informar o número de recibo conforme consta no Portal do eSocial na validação do evento de admissão/início de vínculo (S-2200 / S-2300)
É possível preencher a Matrícula eSocial Nova e\ou Recibo eSocial de todos os colaboradores exportados ou somente de alguns.
É necessário salvar o arquivo Excel para posteriormente importar as informações.
Para importar as informações, é necessário marcar o check- box [x]Utilizar Planilha de Preenchimento de Matrículas ou Recibos, e clicar na opção Importar Planilha
Após realizar a importação será necessário clicar em Gravar, para que as informações da nova Matrícula e-Social e do recibo sejam incluídas ou alteradas
Além do processo de exportação e importação de planilha o usuário poderá realizar essas alterações de matrículas e recibos em tela .
Para a aba Autônomos\ Diretores – Será possível excluir essas matriculas, basta no campo Nova . Mat. eSocial apertar a tecla DELETE. Será emitido a mensagem abaixo, após clicar em Sim
Após clicar em Sim, e em Gravar.
ATENÇÃO: As informações alteradas nessa tela afetam apenas o envio de eventos do eSocial posteriores à sua utilização. Os dados já enviados ao Portal do eSocial não sofrem alteração.
Em caso de S-2200/S-2300 enviado com matrícula divergente, causando duplicidade do vínculo, é necessário a exclusão do evento duplicado pelo Portal e na sequência realizar a manutenção dos dados no MGC.