Nesta rotina será gerado o arquivo do MIT, para posterior validação e importação na DCTFWeb, disponibilizado pela Receita Federal.
Campos da Tela:
Mês/Ano: Informe o Mês e Ano (MM/AAAA), ou tecle Espaço no teclado para informar o mês e ano da data do sistema.
Diretório: Informe o caminho onde será gerado o arquivo.
Nome do Arquivo: O sistema gera o arquivo com um nome padrão conforme determinado pela Receita Federal, permitindo alteração.
Variações Monetárias: Selecione o código correspondente ao indicado de variação monetária no período de escrituração, conforme um dos tipos abaixo:
1- Regime de Caixa
2- Regime de Competência
3- Regime de Caixa - Elevada oscilação da taxa de câmbio
No quadro "Situação Especial", devem ser selecionadas as situações especiais caso a empresa tenha passado por alguma delas em qualquer período do mês. As opções disponíveis são:
Extinção
Fusão
Cisão Total
Cisão Parcial
Incorporação (incorporada)
Incorporação (incorporadora)
Após a seleção, um campo correspondente será habilitado para que a data da ocorrência seja informada.
Observação: Para empresas do Lucro Real Anual, os valores de IRPJ e CSLL apresentados no arquivo correspondem aos mesmos apurados no módulo Contabilidade, no caminho: Módulos > LALUR/LACS > Apuração de Tributos.
Caso o pagamento referente ao mês não seja realizado, o valor será acumulado para o mês seguinte. Para gerar o valor mensal apenas do mês de geração do MIT, é necessário efetuar o pagamento dos tributos acessando: Gerenciador de Sistemas > Módulos Extras > Central de Tributos > Controle de Tributos. Após o pagamento do IRPJ e CSLL do mês, apure novamente os tributos no módulo LALUR.