Demonstrativo do Livro Caixa
Este registro passou a existir a partir do leiaute 2 da ECF, sendo de preenchimento facultativo para o ano-calendário 2015, e passando a ser exigido a partir do ano-calendário 2016), para as empresa tributadas pelo Lucro Presumido, quando 0010.TIP_ESC_PRE for igual a “L” (Livro Caixa).
O demonstrativo deverá conter todos os registros constantes no “Livro Caixa” da pessoa jurídica.
É necessário efetuar algumas parametrizações iniciais para Geração do Demonstrativo de Caixa
Para isso, acesse menu Cadastros > Empresas > Parâmetros > Sistema Contábil > Aba Principal, no campo Livro Caixa informe o código da conta de caixa (conta analítica) e clique em Gravar.
No Plano de Contas, irá configurar a opção "Conta de Caixa/Banco", para a Conta Caixa e Equivalentes de Caixa. Acesse menu Cadastro > Plano de Contas
O campo “Conta de caixa/banco” sera habilitado no cadastro da conta contábil, onde deve ser marcados em todas as contas contábeis analíticas de caixa e bancos que irão compor o Registro Q100.
Em menu Relatórios > Contábeis > Livro Caixa, informe o período, o Saldo Anterior e imprima como Oficial.
Em menu Módulos > SPED > Escrituração Contábil Fiscal > Parâmetros da ECF > Parâmetros de Tributação, selecione o Tipo de Escrituração " L " - Livro Caixa.
Importante:
A conta de caixa não pode ter saldo negativo.
Todos os lançamentos devem ter históricos. Se houver algum lançamento sem histórico, o validador (PVA), não seguirá com a importação deste registro.
Vale ressaltar, que o tamanho da descrição do histórico esta limitada até 254 caracteres, para evitar problemas na validação deste arquivo no validador da Receita Federal.