O que é SCP?
A Sociedade em Conta de Participação (SCP) é um tipo de contrato que permite que investidores coloquem dinheiro em startups e pequenos negócios. Isso, sem que tenham de se responsabilizar por questões administrativas.
Ou seja, o investidor se torna sócio da empresa sem ter de arcar com obrigações operacionais. Afinal, todas essas questões ficam a cargo do outro sócio.
Por isso, na sociedade em conta de participação, existem duas figuras. A primeira é o sócio ostensivo, que se responsabiliza pela operação. Já a segunda é o sócio participante, que realiza os aportes financeiros.
Parametrização da SCP no Sistema:
Para contabilizar uma SCP dentro do IGC Contábil é necessário que essas duas condições sejam parametrizadas na empresa:
1. No módulo “Fiscal” possuir cadastro de SCP em “Cadastro/SCP\Fundo ou Clube de Investimento” com Classificação de Entidade igual a "4" e;
2. No Plano de Contas ou Centro de Custo estiver vinculado o “Código SCP”.
Relatório Por SCP:
Para seguir com a impressão dos Relatórios Por SCP e Ostensiva, é necessário que as parametrizações informadas acima tenham sido realizadas, para que desta forma o sistema contabilize os lançamentos efetuados das SCPs e Ostensiva e assim sejam apresentadas de acordo com as parametrizações informadas na emissão de cada relatório.
Estão disponíveis para impressão os seguintes relatórios Por SCP:
Obs.: Durante a impressão do relatório, o sistema sempre irá respeitar primeiro o cadastro da Conta Contábil da SCP, para depois considerar o Centro de Custos vinculado a SCP, para que não haja duplicidades nos lançamentos.
Transferência de Resultado Por SCP e Ostensiva:
Através da rotina de Transferência de Resultado, será possível efetuar o encerramento do período de cada uma das SCPs e Ostensiva, de forma individualizada.
Para isso, é necessário informar no momento do encerramento o "Código da SCP", para que o Lote de Transferência de Resultado seja realizado.
Esse processo deve ser realizado com uma SCP por vez e inclusive a Ostensiva. Sendo que para Ostensiva é reservado o código "0".´
Geração do SPED ECD e ECF da SCP e Ostensiva:
É importante ressaltar que existe três formas de trabalhar com a SCP dentro do sistema e cada uma delas, seguirá uma parametrização, onde ficará a escolha do usuário, qual a melhor opção das modalidades a ser utilizada, para a Geração da ECD / ECF:
Modalidade 1 - Nesta modalidade, será necessário criar uma empresa para cada SCP e Ostensiva, no qual, os lançamentos efetuados serão realizados de forma separada em cada uma das empresas.
Modalidade 2 - Nesta modalidade, é criado apenas uma empresa, sendo ela a Ostensiva e a partir do Plano de Contas, é criado as contas de cada uma das SCPs. E os lançamentos efetuados na contabilidade serão contabilizados através das contas contábeis parametrizadas de cada uma das SCPs e Ostensiva.
Modalidade 3 - Nesta modalidade, é criado apenas uma empresa, sendo ela a Ostensiva e a partir do Centro de Custo, é criado as contas de cada uma das SCPs. E os lançamentos efetuados na contabilidade serão contabilizados através das contas contábeis vinculadas ao centro de custos, que foram parametrizadas de cada uma das SCPs e Ostensiva.