Registro Q100

Navegação:  Contabilidade > Módulos > SPED > LCDPR > Geração do Arquvio > Registros do LCDPR > Bloco Q >

Registro Q100

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Demonstrativo do Resultado da Atividade Rural

 

O saldo inicial a ser registrado é zero no início de cada ano. Os saldos intermediários correspondem à diferença entre as receitas e despesas até o registro. O saldo final do último registro Q100 corresponde à diferença entre todas as receitas e despesas.

 

Quando os valores não transitem pela conta corrente do declarante, deve ser utilizado o código “999” (numerário em trânsito) no campo Q100.COD_CONTA. Esse código abarca situações em que o valor não foi pago em espécie (código 000) e tampouco teve origem/destino nas contas discriminadas no registro 0050. A terminologia "numerário em trânsito" não deve ser interpretada de forma restritiva ao conceito contábil para a terminologia. Pode representar, por exemplo, recursos oriundos de contas bancárias de outros condôminos, financiamentos para custeio/investimentos, permuta de ativos etc, ainda que o valor tenha sido gerado em data anterior ao registro no Q100.

 

Quando a despesa corresponder a vários imóveis (despesas que afetam várias áreas ou toda a atividade rural do contribuinte), o seu registro poderá ser atribuído a um dos imóveis (preferencialmente a principal área a que se refere o registro) no campo Q100.COD_IMÓVEL, ou poderá ser segregada pelos imóveis por meio da utilização do método do uso direto ou algum método de atribuição indireta de custos. Caso a despesa seja referente a uma exploração em condomínio ou parceria e referente a vários imóveis (despesas que afetam várias áreas ou toda a atividade rural do condomínio), o produtor rural poderá utilizar o código “000” no campo Q100.COD_IMÓVEL e apontar, no campo Q100.HIST, a qual condomínio/parceria a despesa se refere ou, ainda, atribuir a despesa a um dos imóveis (preferencialmente a principal área do condomínio/parceria ou imóvel a que o registro se refere) no campo Q100.COD_IMÓVEL ou, ainda, o produtor rural poderá segregar o valor da despesa pelos imóveis utilizando o método do uso direto ou algum método de atribuição indireta de custos.

 

Em qualquer caso, o registro dos valores de receitas/despesas vinculadas a áreas não exploradas individualmente deve respeitar a participação informada no 0040.PARTICIPAÇÃO ao preencher os valores dos lançamentos, devendo fazer uso do histórico para esclarecer a composição total do valor.

 

Os registros no bloco Q100 devem apontar o código sequencial do registro 0040 que indique o imóvel com a exploração a que se referem.

 

Esse registro será composto, através dos lançamentos realizados com base na Conta Caixa e Equivalentes de Caixa (Banco).

 

Para acessar essa rotina no sistema, acesse o menu Lançamentos > Online ou Normal.

 

No exemplo abaixo, será exemplificado a tela da Digitação Online

 

Registro_Q100_01